top of page
  • Foto do escritorRedação Nova Brasil América

Governo dos EUA ficará sem dinheiro até 18 de outubro, disse a secretária do Tesouro


A secretária do Tesouro, Janet Yellen, alertou os legisladores que o governo federal provavelmente ficará sem dinheiro e sem medidas extraordinárias até 18 de outubro

Foto: Associated Press

A nova estimativa de Yellen aumenta o risco de que os Estados Unidos possam ficar inadimplentes em questão de semanas se Washington deixar de agir. Esta situação provavelmente seria catastrófica, afundando os mercados e a economia e atrasando os pagamentos de milhões de americanos.

"É incerto se poderemos continuar a cumprir todos os compromissos do país após essa data", escreveu Yellen em uma carta, acrescentando que a projeção é baseada em pagamentos de impostos estimados.


Anteriormente, o Departamento do Tesouro estimou que ficaria sem caixa e sem manobras contábeis em algum momento de outubro. O aviso vem horas depois que os republicanos do Senado bloquearam um projeto que suspenderia o limite da dívida.


Yellen advertiu que o prazo final de 18 de outubro é apenas uma estimativa porque os fluxos de caixa do governo federal estão "sujeitos a uma variabilidade inevitável". Ela observou que o fluxo de caixa bruto diário do governo, excluindo o financiamento, foi em média de quase US $ 50 bilhões por dia no ano passado e chegou a ultrapassar US $ 300 bilhões.

“É importante lembrar que as estimativas sobre quanto tempo nossas medidas extraordinárias remanescentes e nosso caixa podem durar podem avançar ou retroceder de maneira imprevisível”, escreveu Yellen. "Essa incerteza ressalta a importância crítica de não esperar para aumentar ou suspender o limite da dívida. A fé e o crédito dos Estados Unidos serão colocados em risco."


1 visualização0 comentário
bottom of page