Redação Nova Brasil América

28 de set de 20211 min

Migração de brasileiros para EUA via México aumenta 6,5 vezes em um ano

Foram mais de 46 mil deportados até setembro; ao fazer a travessia, alguns brasileiros desaparecem, como Raiane e Daniel, sumidos desde 12 de março

Foto: Reuters

Há seis meses, a porteira Sabrina Maria dos Santos Gonçalves, 42, espera todos os dias por notícias da filha, a operadora de telemarketing Raiane Samira dos Santos, 23, que desapareceu com o marido, Daniel Mourão Almeida, 31, ao tentar atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos.

O último contato do casal com a família foi no dia 12 de março, quando os dois fizeram uma chamada de vídeo de um hotel da cidade mexicana de Tijuana. A ligação foi pouco antes que eles pegassem um barco, com outras oito pessoas, para cruzar a fronteira durante a noite. “Eu já perdi uns 15 kg desde esse dia. A gente só quer uma resposta”, afirma a mãe, que mora em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (US Customs and Border Protection) informou que o número de brasileiros que tentaram entrar de forma ilegal no país cresceu 6,5 vezes no último ano. Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, 46.410 imigrantes do Brasil foram deportados contra 7.161 no período anterior.

A maioria dos brasileiros tentou entrar pelas fronteiras do Arizona (28.538) e da Califórnia (14.266). Mais da metade viajava em família (34.636) e há registro de cinco menores detidos pela imigração.

    10
    0